Abraham Lincoln nasceu em 1809, no estado de Kentucky. Seu pai era um trabalhador itinerante, iletrado; sua mãe uma mulher frágil e doente - morreu quando ele tinha nove. Não teve virtualmente qualquer educação formal.
Sua primeira tentativa de uma carreira foi em 1831 e fracassou por completo. Um ano mais tarde, candidatou-se a ocupar o cargo de legislador do estado, mas não teve sucesso. A partir daí, além de sucessivos momentos de humilhação e frustrações pessoais, foram cerca de vinte anos de derrotas e fracassos na tentativa de um cargo na vida política.
(...)
Porém, finalmente, em 1860, Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos e, logo depois, enfrentou a guerra mais devastadora que o país já teve de enfrentar. Sua perseverança recompensou-o com sucesso político sem precedentes, e foi reeleito para um segundo mandato. Infelizmente, apenas cinco dias depois de o general Lee ter-se rendido, a 14 de abril de 1865, Lincoln foi assassinado. Ele morreu antes de fazer sessenta anos.
Sem conhecer nenhum desses detalhes, a tendência é pensar: “Puxa, ele deve ter tido uma formação majestosa”. Examinando a escura caverna do seu passado, compreendemos que era repleta de fracassos e tragédias, tristeza e sofrimento.
O aço da grandeza é forjado no fogo. Isso se aplica a todos nós.
Nunca se esqueça disso, especialmente quando você estiver em meio ao fogo e convencido de que nada de valor sairá dessa experiência.

IG