Resumo do texto anterior:

No decorrer das semanas apresentamos os três pontos que nos ajudarão a preparar nossa mudança interior e poder viver de forma completa,
O primeiro ponto é o livre arbítrio, ou o direito de fazer a sua escolha,
O segundo ponto, um pouco complexo e difícil de expressar, é sobre a aplicação do livre arbítrio de forma sabia, ou seja, com base em princípios.
O terceiro ponto tem muito a ver com a aplicabilidade desses princípios em nossas escolhas diárias.


Veremos como aplicar esse livre arbítrio de forma sábia, entender que para aplicar esses dois pontos eu tenho que praticar minhas quatro capacidades – Física, Mental, Emocional e Espiritual.
Portanto somos livres para escolher, porém devemos escolher de forma ética e aplicar essa escolha testando sua aderência nos quatro campos: Mente, Corpo, Coração e Espírito.

Todos nós temos as 4 inteligencias:
Inteligência Intelectual (QI) trata-se da inteligência mental onde verificamos as habilidades de raciocinar, usar a linguagem, visualizar, entender, etc.
Inteligência Física (QF) trata-se da inteligência do corpo e como o corpo equilibra e harmoniza o funcionamento do cérebro, que contem a mente, devemos trabalhar essa inteligência de forma a precaver doenças, tratar de nosso condicionamento físico e outros pontos importantes. Estudos demonstram que a obesidade, atrapalha em muito a forma de raciocino do individuo.
Inteligência Emocional (QE) trata-se da inteligência do “coração”, é o autoconhecimento, a autoconciencia, a sensibilidade social, a empatia e a capacidade de nos comunicarmos com outras pessoas, muitas pesquisas sugerem que no longo prazo a inteligência Emocional é um determinante mais acurado do sucesso, na comunicação, nos relacionamentos e na liderança, do que a inteligência Mental.
Daniel Golemam, autor e autoridade em QE, diz:

“Para se ter desempenho destacado em todas as tarefas, em qualquer área, a competência emocional é duas vezes mais importante do que as habilidades puramente cognitivas. Para alcançar sucesso nos níves mais altos, nas posições de liderança, a competência emocional é praticamente toda a vantagem.”

A teoria da inteligência emocional é desestabilizadora para as pessoas que ancoram sua estratégia de sucesso na pura inteligência mental. Um exemplo a pessoa que pode obter 10 pontos numa escala de 0 a 10 de QI, mas sua pontuação emocional pode ser apenas de 2 pontos, portanto comprometendo o relacionamento com outras pessoas, ela pode até tentar compensar essa deficiência apoiando-se excessivamente em seu intelecto e em sua posição formal, porem ao faze-lo, muitas vezes exacerba suas fraquezas e nas interações, também as fraquezas dos outros. Fortalecer a inteligência emocional é um dos maiores desafios enfrentados por pais e lideres em todos os níveis da organização.

Inteligência Espiritual (QS) trata-se da inteligência do “espirito”, é a inteligência central e mais fundamental de todas porque é a fonte da orientação das outras três. Ela representa o impulso em direção ao sentido e à conexão aos princípios, ela ajuda a discernir os verdadeiros princípios que são parte de nossa conciencia e podem ser simbolizados como uma bússola, pois “sempre apontam para o norte”, bela metáfora, porque para manter uma autoridade moral, é fundamental seguir sempre princípios que “apontam para o norte”.
Ao verificarmos que temos a liberdade de escolha e que essa liberdade tem que ser baseada em princípios sólidos, que norteiam a busca do melhor, do bom, da profissionalização e de produzirmos os melhores frutos como seres humanos responsáveis, verificam que devemos aplicar esses pontos nas quatro naturezas de nosso ser. Corpo/Mente/Coração/Espírito.

Poderia prolongar falando em como devemos aprimorar cada uma dessas quatro naturezas, como por exemplo, devemos cuidar de nossa saúde física, fazendo exercícios diários; cuidar de nossa saúde mental, lendo e buscando informações úteis ao invés de ficar ligado em programas ridículos na televisão; deveríamos melhorar nossa saúde emocional, treinando autoconsciência - refletir sobre a própria vida, treinando a motivação pessoal – que lida com o que realmente empolga as pessoas e você, treinando a empatia – habilidade de ver como as outras pessoas nos vêem, treinando a habilidade social – que lidam com a forma de resolver as diferenças, os problemas e chegar a soluções criativas e interagir de modo satisfatório alcançando seus objetivos. Deveríamos também cuidar e treinar nossa saúde Espiritual, com a pratica de fortificar nossa integridade, educar e obedecer nossa consciência e encontra nosso sentido, nossa paz interior, ou nossa voz interior, que nos guia, nos orienta, nos dá o norte a ser seguido.

Existem alguns problemas de semântica entre a natureza Emocional e a natureza Espiritual, acredito firmemente na diferença porem não quero aqui colocar preceitos de credo ou religião, Para o nosso trabalho proposto, vou diferenciar da seguinte maneira, o Emocional esta ligado ao que sentimos em relação ao tratamento e interação com outras pessoas, o espiritual esta ligado ao que sentimos em relação as nossas ações, ao que sentimos em nossa ALMA em relação ao que praticamos, pense nisso, sempre há uma coisa orientando o universo, sempre temos perguntas sem respostas, sempre sentimos algo que não conseguimos explicar, falamos sozinhos e por diversas vezes respondemos a nós mesmos. A essas interações eu chamo da minha alma conversando com Deus, outros dão outros nomes, alguns não acreditam, outros duvidam, porem que existe algo, existe.

De inicio para aplicar esses preceitos de natureza e tornar a vida mais equilibrada, integrada e poderosa, tente exercitar o seguinte pensamento:

Para o Corpo: imagine que sofreu um enfarto; agora viva de acordo com isso.
Para a Mente: Imagine que a meta de sua vida profissional é para daqui 2 anos; agora prepare-se como decorrência disso.
Para o Coração: Imagine que outra pessoa pode ouvir tudo o que você fala dela; agora fale de acordo com isso.
Para o Espírito: Imagine que você tem um encontro pessoal com o seu criador a cada trimestre; agora viva de acordo com isso.

Veremos detalhada cada manifestação dessas inteligências e suas variadas formas, porem eu gosto da seguinte manifestação:
Corpo – Disciplina
Mente – Visão
Coração – Paixão
Espírito – Consciência

Veremos como elas nos orientam e funcionam interdependentes, nos próximos textos.
Antunes
Marcadores:

IG