O texto abaixo, foi extraído e adaptado do livro “O Monge e o executivo”, apesar de varias outras passagens terem a mesma analise sobre essa passagem bíblica, achei esse um bom texto a ser postado.
________________________________________________________________


...
Nosso tópico hoje é amor. Sei que talvez seja um pouco desconfortável para alguns de vocês, mas para compreender liderança, autoridade, serviço e sacrifício é importante conhecer esta palavra importante
"O que o amor tem a ver com isso?"
. Comecei a entender o significado real do amor há muitos anos, ainda na faculdade. Eu estudava filosofia naquela época, e alguns de vocês podem se surpreender, mas eu era um verdadeiro ateu.
- Porque, eu tinha estudado todas as religiões e nenhuma me parecia plausível. O cristianismo, por exemplo. Eu realmente tentava entender o que Jesus queria dizer, mas ele continuava voltando à palavra amor. Disse para "amar seu próximo", o que eu imaginava ser possível contanto que tivesse bons vizinhos. Mas, para piorar as coisas, Jesus insistia em que amássemos "nossos inimigos". Para mim aquilo era pior do que absurdo. Amar Adolf Hitler? Amar a Gestapo? Amar um assassino? Como ele podia ordenar que as pessoas fabricassem uma emoção como o amor? Principalmente com relação a pessoas nada amáveis?
— Então surgiu uma crise em meus paradigmas a respeito da vida e do amor.
Uma noite, vários colegas e eu nos reunimos para tomar umas cervejas na taberna
local. Um dos professores de línguas veio juntar-se a nós e logo a conversa mudou
para as grandes religiões do mundo, até chegar ao cristianismo. Eu disse algo
parecido com: "Sim, amar nossos inimigos. Que piada! Então tenho que amar um
estuprador!" O professor de línguas me interrompeu dizendo que eu estava
interpretando mal as palavras de Jesus. Ele explicou que, ao pensar em amor, eu
estava confundindo sentimento com ação. Você sabe, a partir do momento em que
tenho sentimentos positivos a respeito de alguma coisa ou alguém, posso dizer que
os amo. Geralmente associamos amor com bons sentimentos.
- De fato, ontem à noite fui à biblioteca e procurei amor no dicionário. Havia três definições e eu as escrevi todas:
número um, forte afeição;
número dois, ligação calorosa;
número três, atração baseada em sentimentos sexuais.
— Você vê ? O amor é definido um tanto mesquinhamente, e a maioria das definições envolve sentimentos positivos. O professor de línguas me explicou que muito do Novo Testamento foi originalmente escrito em grego, e os gregos usavam várias palavras diferentes para descrever o multifacetado fenômeno do amor. Se bem me lembro, uma dessas palavras era eros, da qual se deriva a palavra erótico, e significa sentimentos baseados em atração sexual e desejo ardente. Outra palavra grega para amor, storgé, é afeição, especialmente com a família e entre os seus membros. Nem eros nem storgé
aparecem nas escrituras do Novo Testamento.
Outra palavra grega para amor era philos, ou fraternidade, amor recíproco. Uma espécie de amor condicional, do tipo "você me faz o bem e eu faço o bem a você" Finalmente, os gregos usavam o substantivo ágape e o verbo correspondente agapaó para descrever um amor incondicional, baseado no comportamento com os outros, sem exigir nada em troca.
E o amor da escolha deliberada. Quando Jesus fala de amor no Novo Testamento,
usa a palavra ágape, um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha, não o
sentimento do amor.
— Pensando nisso, parece bobagem tentar mandar alguém ter um sentimento ou emoção por alguém. Neste sentido, aparentemente Jesus Cristo não queria dizer que nós devemos fazer de conta que as pessoas ruins não são ruins, ou nos sentir bem a respeito de pessoas que agem indignamente. O que ele queria dizer era que devemos nos comportar bem em relação a elas.
Eu nunca tinha pensado nisso dessa maneira.

— Ouvi sujeitos me falarem muitas e muitas vezes o quanto amam suas esposas. Eles falam isso sentados nos bares, caçando mulheres. Ou pais que se derretem de amor pêlos filhos mas não conseguem separar quinze minutos do dia para ficar com eles. E alguns dos companheiros Exército, que fazem grandes declarações de amor às garotas quando o que querem é ir para a cama com elas. Portanto, dizer e fazer não são a mesma coisa, não é?
- Nem sempre posso controlar o que sinto a respeito de outra pessoa, mas posso controlar como me comporto em relação a outras pessoas.

Os sentimentos variam, dependendo do que aconteceu na véspera! Meu vizinho
talvez seja difícil e eu posso não gostar muito dele, mas posso me comportar
amorosamente. Posso ser paciente com ele, honesto e respeitoso, embora ele opte
por comportar-se mal.

IG